-
Arquitetos: Invisible Studio
- Área: 55 m²
- Ano: 2014
-
Fotografias:Andy Matthews, Piers Taylor
Descrição enviada pela equipe de projeto. Um novo estúdio para o escritório de arquitetura Invisible Studio, no Reino Unido, foi construído com a ajuda de vizinhos e amigos utilizando madeira sem tratamentos do bosque que rodeia o terreno.
O estúdio está organizado em dois pavimentos e há um espaço fechado de 55 m² o qual é acessado através de uma ponte no declive, que está acima de um ateliê aberto pensado para fazer maquetes.
Nenhum dos quais trabalharam no projeto havia construído um edifício antes. O projeto foi um exercício para estabelecer um sistema de construção que pudesse ser feito por uma mão-de-obra não qualificada, com desenhos básicos, permitindo descobertas e improvisação, se distanciando da tirania do desenho pré-determinado. Os "erros" da equipe da obra tornaram-se um manifesto neste edifício, e não foram escondidos.
Toda a madeira foi cortada em dois dias numa serra móvel ali instalada, e o kit de peças eram as mesmas árvores que estavam no terreno do estúdio. Não foi utilizada nenhuma outra madeira. Isto conformou o desenho do edifício junto da restrição de custo mínimo e o desenho minimalista.
As fundações, desenhadas para ser o elemento mais mínimo possível, foram mescladas a mão. O projeto foi seu próprio andaime utilizando a madeira que sobrou para a ponte e o solo, evitando, desta maneira, a necessidade de alugar andaimes.
A pintura do piso foi reutilizada de outro projeto do escritório. Todo o revestimento utilizado é o mais barato possível, e o isolamento foi reconstruído cuidadosamente a partir das sobras de materiais. O projeto se aquece por resíduos de madeira dos bosques e as águas da chuva desembocam em um estanque que forma um habitat natural.